sexta-feira, 7 de março de 2008

Comentário sobre o filme "Odisséia"


Resenha do filme

Elenco: Isabella Rosselini, Armand Assante, Eric Roberts, Greta Scacchi, Geraldine Chaplin, Christopher Lee, Irene Papas. 150 min, Alpha Filmes.
Direção: Andrei Konchalovsky
Gênero: Drama

A Odisséia, romance épico de Homero, retrata as aventuras de Odisseu (Rei de Ítaca), na vastidão dos horizontes marítimos , onde retorna da famosa Guerra de Tróia com o objetivo de encontrar-se com sua esposa Penélope. Esta o espera por longos anos, a chegada de Odisseu. Quando a Odisséia descreve a existência do herói da guerra, as suas viagens aventurosas e a sua vida caseira com a família e os amigos, inspira-se na vida real dos nobres do seu tempo . Ela é , deste modo, a fonte principal para conhecermos o estado da antiga cultura aristocrática.
No filme Odisséia, o aventuroso rei, afirma-se como um homem que independe dos conselhos e vontades dos deuses. A todo momento, ele é desafiado pelos deuses, porém Odisseu persiste em seu objetivo de voltar à sua cidade e não se deixa subestimar-se. Valente e destemido, sempre desafiando os deuses, acaba por precisar deles no decorrer da epopéia . A partir desse poema épico, pode-se fazer uma reflexão a respeito do ser humano e seus limites. Ao observar nossa sociedade, encontraremos ela em crise, pois a descrença religiosa e a ausência de humanismo são fatores que afetam todo o cidadão. A sociedade tornou-se tecnocrata e desinteressada, de grande parte dos valores tão caros às gerações que nos antecederam, valores que constituíam a base dos conhecimentos necessários à idéia que se tinha então do que devia ser a cultura. O ser humano considera-se tão auto-suficiente, e esquece do outro, do bem comum. Assim, se começarmos a pensar numa sociedade mais humana, fazendo a nossa parte olhando para outro de uma forma mais solidária, talvez seja um caminho para se iniciar algo novo.

Nenhum comentário: